sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

CRADES M' Boi Mirim


O Conselho é um instrumento de participação dos representantes da sociedade local, que possibilitará os encaminhamentos das questões sócio ambientais na elaboração de Políticas Públicas de Proteção ao Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz, além de preservar o meio ambiente e despertar a consciência ecológica em todos os munícipes, seja nas escolas, nos postos de saúde, nas quadras poliesportivas, enfim, onde quer que haja uma cabeça pensante e preocupada com as nascentes e remanescentes de mata atlântica da região . Composição dos ConselhosCada um dos Conselhos Regionais de Meio Ambiente, Desenvolvimento Sustentável e Cultura de Paz se constituirá por oito representantes titulares e até oito suplentes. Destas vagas, duas deverão ser preenchidas por representantes do empresariado. A Prefeitura terá direito a quatro representantes, sendo um de cada Subprefeitura envolvida. As demais Secretarias, que participam do processo, terão direito a um representante legal cada. São elas: Secretaria do Verde e Meio Ambiente; Secretaria Especial para Participação e Parceria; e Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação. Outras Secretarias poderão indicar um representante, desde que o número dos representantes do executivo não ultrapasse oito.
atribuições previstas para o conselho:
- colaborar na formulação da política municipal de proteção ao meio ambiente, desenvolvimento sustentável e cultura de paz, propondo recomendações, programas e projetos ao Conselho Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (CADES), às subprefeituras, à Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, à Secretaria Especial de Participação e Parceria e à Secretaria de Esportes, Lazer e Recreação;
- Apoiar a implementação do Plano Diretor Estratégico e dos Planos Diretores Regionais e promover a participação social em todas as atividades das subprefeituras nas questões relacionadas ao meio ambiente, à promoção do desenvolvimento sustentável e à cultura de paz.
- receber e encaminhar propostas, denúncias e críticas relacionadas aos temas citados; - promover ações conjuntas com outros conselhos que atuem na região das Subprefeituras correspondentes.
Membros eleitos para o conselho de desenvolvimento, meio ambiente e cultura de paz M’ Boi Mirim;
1. Fagner Gabriel de Barros
2. Henrique de Abreu Macedo
3. Renata Marília Ribeiro da Luz
4. Silvania Antonia Magalhães
5. Mara Morelli
6. Claudia Almeida Silva
7. Abdon Paixão Ribeiro
8. Antonio Francisco de Melo


Informativo da Agenda 21 M’ Boi Mirim19/06/2008 - M'Boi Mirim


RETROSPECTIVA


A Agenda 21 em M’Boi Mirim começou a ser implantada em 24 de novembro de 2007 com o evento “Todos pela construção do Fórum da Agenda 21 de M’Boi Mirim” realizado no C.E.U. Casa Blanca. Houve uma apresentação resumida sobre Agenda 21, seus objetivos e constituição, e uma exposição dos trabalhos sobre Meio Ambiente realizados neste território. Em 16 de fevereiro deste ano foi efetivamente criado o Fórum da Agenda 21 de M’Boi Mirim em reunião realizada no Auditório da Subprefeitura. Nesta ocasião, a importância da Agenda 21 foi novamente abordada. Também foi proposta a criação de subgrupos de trabalhos do fórum, a saber: educação ambiental, comunicação, parcerias e infra-estrutura.
A reunião do mês de março foi cancelada, pois a data previamente agendada coincidiu com a Conferência Estadual do Meio Ambiente realizada na Assembléia Legislativa.
Em 26 de abril a reunião do Fórum foi aberta com uma apresentação cultural; a seguir, fizeram uso da palavra o então Subprefeito Lacir Baldusco; Daisy E. Cordeiro, representante do Ministério do Meio Ambiente; Mauricio Pereira, do Movimento Nossa São Paulo; e Maria de Lourdes Steinle, do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental - Zoonoses M’Boi Mirim, que relatou a situação da Dengue na região.Encerrando o encontro, Solange Flauto representante do NGDSul, da Secretaria do Verde e Meio Ambiente, falou sobre o Conselho de Desenvolvimento Sustentável, Meio Ambiente e Cultura de Paz.
No mês de maio a reunião aconteceu no dia 17; após o Momento Cultural, foram apresentados pela representante da Coordenadoria de Planejamento da Subprefeitura M’Boi Mirim, Gina Lo Caspi, o Plano Diretor do Município e o Plano Regional da Subprefeitura M’Boi Mirim, ambos estratégicos. Em seguida foram passadas as informações sobre o 2º Encontro das Agendas 21 da Região Sul e Conferência Regional do Meio Ambiente da Cidade de São Paulo, e sobre o Conselho Regional (Cadinho). Durante a reunião os adolescentes que participam da Oficina de Estamparia do Pólo de Desenvolvimento Regional Cidade Ipava/ Aracati estamparam o logotipo da Agenda 21 de M’Boi Mirim nas camisetas trazidas pelos participantes.Estava previsto, ainda, para este encontro o início da elaboração do diagnóstico local, através da metodologia desenvolvida na ECO 92, (o Muro das Lamentações). Porém, devido ao horário avançado, foi solicitado aos participantes que tragam para a reunião de junho (suas lamentações) problemas ambientais de M’Boi Mirim já transcritos nas papeletas (tijolinhos) entregues.

Nenhum comentário:

Postar um comentário