quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Pressão contra a sustentabilidade



Automóveis movidos a energia elétrica não somente respeitam o meio ambiente como também são silenciosos. Segundo o especialista do Instituto Fraunhofer de Sistemas Energéticos Martin Wietschel, eles seriam uma boa solução para pessoas em Pequim ou em outras megalópoles que sofrem constantemente com a poluição sonora e ambiental provocada pelos automóveis.

No entanto, ainda deverá demorar alguns anos até que os carros elétricos venham a aliviar as pessoas e o meio ambiente. O governo da Alemanha espera que, até 2020, por volta de um milhão de carros movidos a eletricidade estejam circulando nas ruas do país. Atualmente existem 41 milhões de automóveis na Alemanha – mas somente mil carros com motor elétrico.

E mesmo o objetivo relativamente modesto de um milhão de automóveis só poderá ser alcançado com a ajuda estatal. Nesse sentido, o governo alemão disponibilizará cerca de 700 milhões de euros até 2015 para uma melhor cooperação entre indústria, centros de pesquisa e setor público.




Baterias e carregadores

Os principais problemas estão nas baterias e seus carregadores. Carros elétricos como o compacto da Mitsubishi, que acabou de entrar em produção e a princípio só estará à venda no Japão, só conseguem percorrer uma distância de 160 quilômetros com a bateria carregada. Para a recarga na tomada, é preciso sete horas.

Do Modelo elétrico da VW no Salão de FrankfurtNo futuro, serão necessárias baterias com maior capacidade e a preços acessíveis. Além disso, surge a pergunta de como recarregá-las. Carolin Reichert, responsável pelo setor de eletromobilidade na empresa RWE, o segundo maior fornecedor alemão de energia elétrica, calcula que, em alguns anos, somente 20 minutos sejam necessários para recarregar um carro elétrico.

Para isso, a tensão da rede elétrica usada para a recarga tem de ser maior do que a das moradias convencionais. Pergunta-se, então: onde recarregar o carro elétrico?

Infraestrutura de recarga

Segundo Reichert, "olhando da perspectiva energética, nós precisamos, principalmente, de facilidades para a instalação de uma ampla infraestrutura de recarga. Pois o cliente somente aceitará a eletromobilidade se dispuser de ampla possibilidade de recarga".

Por esse motivo, a empresa de energia RWE trabalha em parceria com um administrador de estacionamentos. Em breve serão instaladas, primeiramente em 20 garagens de Berlim, estações de recarga para carros elétricos. Ali serão recarregados principalmente cem carros elétricos do modelo Smart, da montadora Daimler, que participa do experimento.

Além das dificuldades de alcance e recarga, sobretudo os altos preços dos automóveis com motor elétrico assustam os clientes. O novo carro elétrico da Mistubishi custa 34 mil euros – o dobro do preço de um automóvel semelhante com propulsão convencional.

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